gov.br UFRRJ ACESSIBILIDADE LIBRAS

Semana Rural 2024

UFRRJ

Conhecendo o Universo: Oficina de Astronomia atrai estudantes na Semana Rural 2024

Postado em 5 de junho de 2024

Astrônomos como Harlow Shapley, Heber Curtis, Henrietta Swan Leavitt e até mesmo o filósofo Immanuel Kant já dedicaram seus estudos ao que fascina a muitos: o céu, ou mais precisamente, as galáxias. É o que foi evidenciado no primeiro dia da Semana Rural 2024, quando o Instituto de Ciências Exatas da UFRRJ (ICE) proporcionou aos presentes a oficina “O conhecimento do céu: uma introdução à Astronomia”, direcionada a estudantes do ensino médio e graduação.

A atividade, ministrada pelo professor Rodrigo de Sousa Gonçalves, do Departamento de Física e mestre em Astronomia pelo Observatório Nacional, ofereceu um apanhado empolgante de cinco anos de formação em uma única tarde. Com humor e didática impecáveis, Rodrigo abordou a morfologia, formação, peso, tamanho, nomenclatura e catalogação das galáxias, além de outras curiosidades.

“A extensão tem a responsabilidade de apresentar o que a universidade produz em termos de conhecimento, mas também aquilo que as pessoas desejam ter acesso, gerado na academia”, ressalta Rodrigo. “Ao analisarmos esses dois aspectos, percebemos que existe um tipo de conhecimento acadêmico que descreve o mundo e a realidade que compartilhamos, mas também há essa demanda por assuntos mais fora da curva, como a astronomia.”

Inicialmente direcionada a graduandos e profissionais da educação com interesse em ensinar Astronomia em sala de aula, a oficina precisou ser readaptada de última hora devido à presença majoritária de adolescentes na plateia.

Rodrigo coordena o projeto Saci (Standard and Advanced Cosmological Investigations) na UFRRJ, um grupo que desenvolve atividades em cosmologia, ensino, pesquisa e extensão. Para saber mais sobre o coletivo, siga-os nas redes sociais: @saci.ufrrj.

Texto e FotosNicole Lopes, bolsista de Jornalismo da CCS

Edição: Fernanda Barbosa, jornalista e coordenadora da CCS/UFRRJ.