Da rede ao prato: oficina debate a jornada da pesca no Brasil na Semana Rural

Postado em 6 de junho de 2024

Na última terça-feira (4), o Restaurante Universitário da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) foi espaço para a oficina “Da rede pro prato: receitas que valorizam o pescado através da gastronomia”. Ministrada pela engenheira de alimentos Vanessa Coelho, os participantes puderam entender todo o processo da pesca até chegar à mesa da população, incluindo os desperdícios e a poluição causados pela prática.

Um dos tópicos debatidos foi a Agenda 30 e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), gerando curiosidade entre os presentes que, em sua maioria, ainda não tinha ouvido falar do projeto proposto pela ONU. Vanessa Coelho, que também é estudante de pós-graduação da UFRRJ, compartilhou o seu projeto de pesquisa ainda em desenvolvimento sobre almôndegas feitas a partir do peixe Ubarana e farinha de cenoura.

A engenheira de alimentos citou a importância de valorizarmos alimentos não convencionais e que estão sendo diariamente desperdiçados. De acordo com ela, cerca de 15% dos peixes capturados durante a pesca não são utilizados. Para ela, projetos que destaquem a importância da conservação e sustentabilidade da pesca e dos mares está alinhado com as ODS propostas pela ONU. Em especial, a 14° ODS (Proteger a vida e os recursos marinhos).

Oficina “Da rede pro prato: receitas que valorizam o pescado através da gastronomia”

A oficina fez parte da Semana Rural realizada na Universidade com foco no ensino e extensão. Nas palavras do coordenador do Restaurante Universitário, Ericson Ramos, o evento é importante não apenas para a vida acadêmica, mas também para toda a comunidade. “Fico feliz em poder estar aqui no bandejão, porque sem dúvida esses encontros são enriquecedores. É maravilhoso poder compartilhar meu projeto de pesquisa na área do Pescado”, finaliza Vanessa.

Texto e fotos: Yasmin Alves, bolsista de Jornalismo da CCS