Meio ambiente em foco: palestra destaca prevenção de crimes ambientais e conservação ambiental

Postado em 11 de junho de 2024

Palestra promovida pela II Semana Rural destacou a luta de profissionais da polícia militar pela preservação ambiental no meio rural.

Tenente Camila Almeida, médica veterinária formada pela Rural e representante do Comando de Polícia Ambiental da Secretaria de Estado de Polícia Militar (Cpam)

Educação e preservação ambiental. Nesta última quinta-feira, dia 6 de junho, o Instituto de Veterinária da UFRRJ foi palco de mais uma atividade da II Semana Rural. Para falar sobre a prevenção de crimes ambientais e a conservação ambiental no meio rural, a palestra nas dependências do Salão Verde contou com a presença da tenente Camila Almeida, médica veterinária formada pela Rural e representante do Comando de Polícia Ambiental da Secretaria de Estado de Polícia Militar (Cpam).

A prevenção de crimes ambientais e a conservação ambiental no meio rural são práticas fundamentais na garantia da sustentabilidade dos ecossistemas e na qualidade das populações locais. Para além disso, conscientizar-se acerca de crimes ambientais é descobrir também que ter certos animais vivendo fora de seus respectivos habitats naturais pode ser prejudicial tanto para eles, quantos para quem os leva aos seus lares. A fiscalização e a conscientização são essenciais para evitar danos irreversíveis ao meio ambiente, promovendo um equilíbrio entre desenvolvimento econômico e preservação dos recursos naturais.

Pensando nisso, o Instituto de Veterinária da UFRRJ promoveu uma palestra para a Semana Rural com essa temática, ministrada pela tenente Camila Almeida, representando o Cpam e sendo referência aos visitantes estudantes também como médica veterinária formada pela Rural. “Trouxemos a tenente Almeida para mostrar o trabalho de educação ambiental que é feito pelo programa de educação ambiental do Comando de Polícia Ambiental da Polícia Militar. Um tema que agrega muito para a Semana Rural, para o público interno e externo e para a sociedade como um todo”, destacou Ana Paula Lopes, diretora do IV.

Num ambiente descontraído e rico de informações, a tenente Almeida destacou o trabalho de conscientização acerca dos assuntos ambientais. Uma das atividades divulgadas foi o Programa de Educação Ambiental (PREAM), criado pela Secretaria do Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro, que tem como objetivo mudar a vida de jovens pré-adolescentes conscientizando-os sobre a importância da preservação do meio ambiente. “Assim como é feito o direcionamento nas universidades que é construir a parte educacional, a gente também tenta realizar esse trabalho”, ressaltou a tenente Camila Almeida.

Retornando como palestrante ao local que declaradamente mudou sua vida, Camila destacou a importância da formação de profissionais multidisciplinares e completos. “Fico muito grata de ser recebida aqui na minha casa, o lugar que mudou a minha vida, e eu espero também poder contribuir para mudar a história das pessoas que estiveram aqui nesta palestra”, agradeceu Camila.

TextoRafael Gutierrez, bolsista de Jornalismo da CCS

Fotos: Isabela Soares, colaboradora da CCS