gov.br UFRRJ ACESSIBILIDADE LIBRAS

Semana Rural 2024

UFRRJ

Minicurso destaca importância de produtos de extensão aliados a políticas públicas

Postado em 5 de junho de 2024

Na manhã desta segunda-feira (03/06), o auditório do Instituto de Agronomia da UFRRJ recebeu o minicurso “Extensão Rural e políticas públicas para a agricultura familiar fluminense”. A atividade, que integra a programação da Semana Rural, teve como objetivo apresentar produtos extensionistas rurais em diálogo com políticas públicas, especialmente na área da agricultura familiar.

Minicurso “Extensão Rural e políticas públicas para a agricultura familiar fluminense”

Um dos projetos em destaque foi a relação entre a Política Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e a agricultura familiar. A PNAE é um instrumento de elevação de renda para os agricultores familiares que contribui para a inclusão produtiva desse segmento socioprodutivo. Nesse sentido, ela se relaciona diretamente com a Feira de Agricultura Familiar da UFRRJ, associação criada em 2022 para auxiliar na organização dos produtores locais e no enfrentamento das adversidades.

As palestras se concentraram em desvendar os desafios da montagem de cardápios escolares que representem as comunidades com suas culturas alimentares, ao mesmo tempo que sejam saudáveis e utilizem alimentos de fácil produção local. Para promover a alimentação saudável de crianças e adolescentes, principalmente na rede pública, é fundamental um diálogo integrado entre todos os setores do poder público.

Magno dos Santos Rosa, um dos palestrantes e funcionário da EMATER-Rio, ressaltou o dilema recorrente da agricultura com a política municipal: “A agricultura não é prioridade para prefeitos e vereadores, que preferem investir em áreas com maior concentração de votos. As áreas rurais, por outro lado, não possuem essa concentração populacional”, declara Magno.

“Muitas vezes, o esforço se concentra em eventos grandiosos do agronegócio, como cavalgadas e shows. A agricultura, no entanto, vai além disso, ela também pode ser silenciosa”, conclui.

Texto e FotosNicole Lopes, bolsista de Jornalismo da CCS

Edição: Fernanda Barbosa, jornalista e coordenadora da CCS/UFRRJ.