Mostra de cursos apresenta a UFRRJ para alunos da Educação Básica

Postado em 7 de junho de 2024

Vários grupos de estudantes, coordenadores e professores chegaram à UFRRJ ao longo da segunda edição da Semana Rural para participar do circuito escolar. A atividade funciona como um tour pelos principais pontos do câmpus de Seropédica. Ao final deste passeio, os estudantes são convidados a participar da mostra de cursos, ação que tem como objetivo apresentar curiosidades e informações importantes sobre os cursos de graduação disponíveis na Universidade, bem como as modalidades de ensino do colégio técnico (CTUR).

Alunos do Ensino Básico visitando a Mostra de Cursos da Semana Rural

Aluno do colégio Fusão Fukamati, em Seropédica, Pedro Gabriel Tavares, de 11 anos, ficou bastante animado com a ação. “É muito legal. Gostei também muito da feira de cursos, principalmente do de Veterinária porque minha bisavó já trabalhou nessa área”. Além de familiares no ramo, o pequeno Pedro diz também que deseja ajudar a cuidar dos dois cavalos que seus pais têm em casa.

Pedro Gabriel Tavares, de 11 anos, ficou bastante animado com a ação

Do fundamental ao ensino médio, a atividade atraiu olhares curiosos e ouvidos atentos de crianças e adolescentes. A estudante Carolina Inácio, participou de todas as atividades propostas com muita empolgação. Assim como Pedro, quando perguntada se já havia escolhido um curso para chamar de seu, Carolina tinha a resposta na ponta da língua: “Esses dias eu estava em dúvida se era mesmo o que eu queria ser, mas depois de hoje eu tenho certeza que quero muito ser veterinária”, disse a estudante.

Carolina chegou junto a uma grande turma vinda do Ciep 368 João Conceição Canuto, de Itaguaí. Na organização do passeio, estava a coordenadora Sandra de Carvalho. A docente explicou que, pela escola estar na Semana do Meio Ambiente, ela achou interessante trazer os alunos do ensino médio para conhecer o espaço da Universidade. “Achamos uma ideia relevante, pois ao mesmo tempo que trabalhamos a conscientização ambiental, que é parte do nosso plano pedagógico, também é a oportunidade de apresentar a universidade como uma porta de acesso para eles, coisas que às vezes parecem muito distante”, concluiu.

A Semana Rural segue sendo um sucesso de público e realização. Muitas atrações e experiências ainda estão reservadas para a reta final do evento, que segue até domingo (09/06).