Oficina desvenda técnicas de beneficiamento no cultivo do Café Rural

Postado em 4 de junho de 2024

Café puro ou com açúcar? Pelo segundo ano consecutivo, o Café Rural, projeto de extensão da UFRRJ que fomenta a produção cafeeira no câmpus Seropédica, marca presença na Semana Rural. Com todas as vagas lotadas, o minicurso abordou técnicas de torra e beneficiamento do café, que englobam a seleção e o descascamento dos grãos, além da remoção de impurezas, como pedras e torrões.

Café Rural, projeto de extensão da UFRRJ

A atividade priorizou a participação de entusiastas do tema e pequenos produtores, como o senhor Genivaldo Quintanilha. Morador de Itaguaí, Genivaldo recebeu algumas mudas de café de presente e, em pouco tempo, elas já produziam um número considerável de grãos em sua propriedade.

Surpreso com a rápida adaptação das plantas, ele se interessou pelo curso por indicação da sobrinha, estudante da UFRRJ. “Tenho um canteiro com cerca de 100 pés e fiquei curioso. Plantei há pouco mais de um ano e já estão produzindo, o que me motivou ainda mais. Concluí que precisava aprender como beneficiá-los”, afirma.

Professor Alexandre Porto Salmi, do Departamento de Fitotecnia da UFRRJ, ministrou a oficina. Ao lado, o aluno Genivaldo Quintanilha.

O professor Alexandre Porto Salmi, do Departamento de Fitotecnia da UFRRJ, ministrou a oficina e ressaltou a importância da interação promovida pelo evento. “A Semana Rural tem como objetivo principal abrir as portas da Universidade para o público e, ao mesmo tempo, divulgar nossas atividades. Uma das formas que encontramos para isso é agregar valor ao produto”, declara.

O Café Rural é comercializado em feiras e stands dentro e fora da universidade. Para acompanhar a rotina de produção, siga o projeto nas redes sociais: @caferuralufrrj.

Edição e publicação: Fernanda Barbosa, jornalista e coordenadora da CCS/UFRRJ.