Oficina leva alunos a uma viagem fascinante pelo mundo dos insetos

Postado em 7 de junho de 2024

Em um mergulho profundo no universo dos insetos, a oficina “Por dentro dos Insetos” conquistou o público na Semana Rural 2024 da UFRRJ. A atividade, realizada no Instituto de Química, proporcionou aos participantes uma imersão na fisiologia desses pequenos seres que exercem um papel fundamental em nosso planeta.

Oficina “Por dentro dos Insetos”

A oficina, ministrada por doutorandos, pós-graduandos e alunos da iniciação científica da área de Biologia, atraiu a atenção de estudantes como Ana Clara Almeida, do segundo ano do ensino médio do CTUR. Apaixonada pelo tema, Ana Clara não hesitou em se inscrever na oficina ao ver a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos na área. “Eu me interesso muito pela química e pela biologia, tudo que contém esses assuntos, eu estou entrando. Aí eu vi que tinha vaga e já fui logo me inscrevendo”, comentou. Segundo a estudante, a Biologia é um interesse de longa data, e ela pretende prestar vestibular para os cursos de graduação da UFRRJ que contemplem a área.

Enquanto no P1 búfalos, vacas e cavalos atraíam os olhares, nos laboratórios da UFRRJ, os animais que chamavam atenção eram os insetos. “São seres extremamente importantes para serem estudados, porque conhecer o inseto por dentro é poder muitas vezes você buscar estratégias de controle”, explica o coordenador do projeto, professor Emerson Guedes Fontes. “Por exemplo, se é um inseto vetor de alguma doença ou uma praga na agricultura ou em outro ambiente de produção. Então a ideia é conhecê-lo para buscar a melhor forma de evitá-lo”.

A oficina garantiu aos participantes uma experiência única de aprendizado, desvendando os mistérios e a importância desses pequenos seres que, muitas vezes, são ignorados. Através da observação da fisiologia dos órgãos e da exposição de insetos maiores, como a barata de madagascar e o bicho pau, a oficina contribuiu para a formação de uma nova perspectiva sobre essa classe de animais.