gov.br UFRRJ ACESSIBILIDADE LIBRAS

Semana Rural 2024

UFRRJ

Sábado marcado por música, atividades ao ar livre e conhecimento na Semana Rural

Postado em 11 de junho de 2024

Na manhã deste sábado (08/06), a UFRRJ seguiu o penúltimo dia da programação da segunda edição da Semana Rural. Um dia alegre, intenso e repleto de atrações que atraíram muitos moradores de Seropédica e região.

Logo cedo, o público em frente ao P1 pôde apreciar as músicas tocadas pela FAMUSE – Fanfarra Municipal de Seropédica. A banda marcial, fundada em 1998, emocionou os presentes com uma bela composição de música e coreografia.

Em seguida, o público foi convidado a participar de demonstrações dos cães de guerra da Marinha do Brasil. Fuzileiros navais instruíam cães labradores e pastores belgas treinados, e a plateia pôde acompanhar a inteligência e a obediência dos animais aos comandos de seus instrutores.

Logo em frente ao Jardim Botânico da UFRRJ, o Japeri Golfe montou uma pequena escolinha de golfe no gramado lateral do P1 para ensinar aos interessados a técnica do esporte que é a paixão de muitos praticantes pelo mundo todo, mas ainda pouco conhecido no país. O Japeri Golfe é um projeto social de educação pelo esporte que abriga o primeiro campo público de golfe do Brasil e mantém uma Escola de Golfe, por onde já passaram cerca de 400 crianças e jovens, moradores da Baixada Fluminense.

O sábado ainda trouxe a minifazenda (exposição educativa com diversas espécies de animais de fazenda, que permaneceu ao longo de toda a Semana na frente do P1), a Pedalada Rural (ciclistas partiram da Secretaria de Segurança e Ordem Pública de Seropédica – SEMOP), o projeto Castramóvel (projeto social de castração gratuita de animais), apresentações do Centro de Referência de Cultura e Arte, a feira de artesanato Amorinha e apresentações de bandas musicais. No CTUR, o Colégio Técnico da Rural, ocorreram o III Simpósio de Cinotecnia do CTUR e o II Encontro de Carros Antigos e Jipes do CTUR.

Domingo, dia 09 de junho, é o último dia da Semana Rural 2024. Muitas atrações, dentre elas, exposição de carros antigos, festival de pipas, corrida e encontro de motociclistas devem fechar com chave de ouro o evento.

TextoFernanda Barbosa, jornalista e coordenadora da CCS/UFRRJ

Fotos: Théo Barbosa, colaborador da CCS, Fernanda Barbosa e Nicole Lopes