Segunda edição da Semana Rural estreia com o pé direito!

Postado em 4 de junho de 2024

A segunda edição da Semana Rural estreou com o pé direito! No primeiro dia do evento, o público – composto, em sua maioria, por alunos de escolas públicas – ocupou todos os espaços da UFRRJ.

Alunos visitantes na sacada do P1
Alunos visitantes conhecendo o segundo andar do P1.

Semana Rural é o maior evento de extensão da UFRRJ, com atividades artísticas, científicas, culturais, educativas, esportivas, sociais e tecnológicas. Todas as atividades são gratuitas e visam aproximar a Universidade Rural da comunidade de Seropédica e região. Neste ano, ela ocorre entre os dias 3 e 9 de junho. Nesta segunda-feira (03/06), primeiro dia do evento, logo cedo, era possível ver turmas inteiras de alunos de escolas públicas da Baixada Fluminense e regiões do entorno visitando o P1 – prédio principal do câmpus Seropédica. Os discentes puderam conhecer os três andares do prédio histórico, os belos jardins projetados e o famoso auditório Gustavão.

Em frente ao P1, várias tendas recebem os visitantes. Uma das tendas que mais chamam a atenção é a que abriga a Minifazenda, com animais das mais variadas espécies – cabras, coelhos, pôneis, peixes, cavalos… O público é convidado a conhecer um pouco mais sobre a saúde e os cuidados com esses animais, além de se informar sobre métodos de criação. Os alunos das escolas são recebidos por discentes dos cursos de graduação da UFRRJ, que fazem pequenas apresentações sobre os animais e tiram dúvidas dos visitantes.

Estudantes do Fundamental e Médio sendo recebidos no P1

Também em frente ao P1 estão os tratores de aulas práticas do curso de Agroecologia do Colégio Técnico da UFRRJ (CTUR). Os estudantes são convidados a participar de uma breve apresentação conduzida por alunas do CTUR e podem tirar fotos nas máquinas agrícolas. Logo ali pertinho, há um local para o aprendizado lúdico – o espaço kids oferece brincadeiras aos visitantes, como caça aos ovos, rabo do burro, acerte o porquinho, dentre outras. Logo adiante, o visitante pode mostrar sua paixão pela Rural e fazer um registro no totem “I Love Rural” e marcar o Instagram da Universidade.

Totem “I Love Rural”

Na programação, muitas oficinas e minicursos ministrados neste primeiro dia despertaram o olhar e o interesse pela ciência. Dentre eles, o minicurso “Extensão Rural e políticas públicas para Agricultura Familiar fluminense”, ministrado no Instituto de Agronomia, e o minicurso “O conhecimento do céu – uma introdução à Astronomia”, no Instituto de Ciências Exatas.

No Colégio Técnico, o público foi à loucura com a abertura da 1º edição da Copa Ctur. Nos dias 03 e 04 de junho, das 8h às 17h, os torcedores e apreciadores de esportes estão convidados a comparecer no Ginásio de Esportes da UFRRJ para essa atividade repleta de emoção.

Alunos do Ensino Médio e Fundamental recebidos na Minifazenda.

Na terça-feira, há mais atrações muito aguardadas, dentre elas, a abertura oficial do evento no Gustavão e a Exposição de Orquídeas, no P1. O número de minicursos voltados a trabalhadores urbanos e rurais, além de alunos do Fundamental e Médio já ultrapassa a edição anterior – são 4 mil alunos cadastrados e 100 minicursos ofertados.

Texto e fotos: Fernanda Barbosa, jornalista e coordenadora da CCS/UFRRJ.