gov.br UFRRJ ACESSIBILIDADE LIBRAS
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Semana Rural 2024

UFRRJ

Semana Rural 2024 encerra com grande sucesso de público

Postado em 11 de junho de 2024

O domingo ensolarado foi palco de um grande encontro de famílias e grupos diversos em frente ao P1, na comemoração do encerramento da Semana Rural 2024.

Encontro de famílias e grupos diversos em frente ao P1

O evento reuniu pessoas com interesses variados, desde corredores, apaixonados por carros e motociclistas, até famílias e amigos que buscavam um local descontraído para se divertir. A união de diferentes estilos deu um toque especial ao último dia da Semana Rural, que foi embalado por muito rock e consagrado como um grande sucesso de público.

Carros antigos: paixão sobre rodas

Kombi “Máquina do Mistério”

O grupo “Serobugs” atraiu mais de 500 veículos antigos para o evento, proporcionando um verdadeiro show de design e história. Modelos clássicos como Fuscas, Chevettes, Kombis e Brasílias encantaram os apaixonados por carros. Entre os participantes, Leandro de Souza e Priscila Araújo se destacaram com sua Kombi “Máquina do Mistério”, inspirada no desenho Scooby Doo. O casal, que mora no veículo, relatou a experiência de transformar um sonho em realidade. “Eu comecei esse projeto de montagem praticamente no finalzinho de fevereiro para início de março deste ano, mas na verdade o sonho existe há 4 anos. A ideia só pode ser tirada do papel depois da minha demissão”. Natural de Belford Roxo, Leandro trabalhava como chefe de segurança antes de começar o projeto da kombi. Hoje eles moram dentro do veículo que é equipado com todas as necessidades básicas de uma casa. Como o mesmo disse, durante um dia inteiro o endereço dele foi a UFRRJ, amanhã, quem é que sabe.

Cores que conquistam o céu no festival de pipas

Pipas artesanais e mostra de carros antigos em frente ao P1

O céu da UFRRJ foi tomado por pipas artesanais de formatos variados, como baleias, polvos e tubarões. O festival, favorecido pelos ventos fortes do dia, foi um verdadeiro espetáculo visual. Marcos Espíndola, membro do grupo Criar e Recrear, explica as diferentes modalidades de pipa existentes. “Temos pipas de duas linhas, tem pipas estáticas que são essas que ficam paradas, tem pipas que são manobráveis que você pode controlar e tem pipas em que a gente faz balé acrobático, essas são chamada de revolution, é um estilo americano que a gente está implementando aqui no Brasil”.

Membros do grupo Criar e Recrear

Marcos é biólogo de formação, atualmente pesquisador da UFRJ, mas também fabrica suas próprias pipas. Sobre o surgimento do interesse pelas pipas ele diz que existe desde que nasceu, que “é coisa de reencarnação”

Encontro de gerações e estilos

Motos chamativas e coletes de couro dominaram o cenário do encontro de motociclistas. Edson de Macedo, do grupo ‘Largados no Mundo’, e Edson Alves, do grupo ‘Véio do Rio’, destacaram a união entre os participantes, mesmo pertencendo a diferentes grupos. “Nós usamos cores diferentes mas somos uma só família”, diz Edson de Macedo. Ambos já haviam participado da edição anterior e dizem que a expectativa de um evento ainda melhor nesse ano foi cumprida.

Corrida da Energia: superação e bem-estar

A Corrida da Energia, realizada pela manhã, trouxe empolgação e alegria aos participantes. Corredores uniformizados percorreram 5 km de trajeto, demonstrando grande disposição. As primeiras colocações foram premiadas com medalhas, mas para Ivana Pinheiro e Eloá Lugatte, a conquista foi a superação pessoal ao completar a prova. “Essa é nossa primeira corrida. Eu vim a convite da Ivana e acabou sendo ótimo. Não nos sabotamos e conseguimos concluir o percurso até o final”, declarou Eloá.

A Semana Rural 2024 em números 

Segundo a comissão organizadora, mais de 30 mil pessoas circularam pelo câmpus Seropédica ao longo da semana, sendo que 10 mil delas visitaram a minifazenda, um dos principais atrativos do evento.  Só no último domingo, foram 15 mil visitantes no câmpus.

“De segunda a quinta-feira, o público-alvo foram os estudantes do ensino médio e fundamental. No sábado e domingo, o foco esteve nos moradores da Baixada Fluminense e arredores”, explica o professor Nivaldo de Faria, coordenador do evento. “A Semana Rural está terminando como gostaríamos, com a população dentro da Universidade, pois é a quem ela realmente pertence”, conclui.

Alunos, professores, coordenadores e servidores de diversas áreas tiveram direta contribuição em tornar o evento tão marcante quanto foi. A Semana Rural 2024 se despede com a certeza de ter proporcionado momentos de alegria, união e integração para toda a comunidade.

A diversidade de atividades e a participação de pessoas de todas as idades e estilos confirmaram o sucesso do evento, que já se tornou uma tradição no câmpus de Seropédica.

Texto e FotosNicole Lopes, bolsista de Jornalismo da CCS

Edição: Fernanda Barbosa, jornalista e coordenadora da CCS/UFRRJ.

Pular para o conteúdo