gov.br UFRRJ ACESSIBILIDADE LIBRAS
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Semana Rural 2024

UFRRJ

Semana Rural promove palestra sobre aproveitamento ilegal de água no meio rural

Postado em 11 de junho de 2024

Evento trouxe a visão do especialista Cássio Pires para discutir e conscientizar sobre a utilização dos recursos hídricos.

Palestra “Legalização de captação de água no meio rural”

Sustentabilidade e preservação da água. Nesta quinta-feira (06/06), na Semana Rural, o Salão Verde do Instituto de Veterinária recebeu uma importante e rica palestra sobre a legalização de captação de água no meio rural. A atividade foi ministrada pelo geólogo Cássio Pires, Fundador & CEO da Geohídrica, e trouxe uma detalhada visão de um problema real e invisível na sociedade: o aproveitamento ilegal do recurso hídrico. 

A superfície do planeta Terra é composta por cerca de 70% de água, o que torna este recurso vital para sustentar ecossistemas, regular o clima e tornar a vida humana possível. A utilização deste recurso, no entanto, nem sempre é feita da maneira correta. Um tópico importante, mas que é pouco discutido, é a utilização ilegal do recurso, principalmente no meio rural. Foi para falar sobre este tema que o Instituto de Veterinária promoveu a palestra Legalização de captação de água no meio rural” , na quinta-feira da Semana Rural 2024.

“Foi uma palestra voltada para a conscientização sobre saneamento básico e a legalização de captação de água, principalmente no meio rural. Falamos sobre vários cenários precarizados de saneamento na cidade e no meio rural, para trazer a importância deste recurso que é vital para a humanidade: a água”, destacou Cássio Pires, geólogo formado pela UFRRJ e fundador da Geohídrica. Empresa, esta, que tem como foco as questões dos recursos hídricos, da captação de água e de sustentabilidade.

TextoRafael Gutierrez, bolsista de Jornalismo da CCS

Fotos: Isabela Soares, colaboradora da CCS

Edição: Fernanda Barbosa, jornalista e coordenadora da CCS/UFRRJ.

Pular para o conteúdo