gov.br UFRRJ ACESSIBILIDADE LIBRAS
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Semana Rural 2025

UFRRJ

Escritora Maria de Lourdes emociona na Semana Rural com sua obra “Alma de Poeta”

Postado em 11 de julho de 2025
 

A escritora e poetisa maricaense, Maria de Lourdes, apresentou sua mais recente obra, “Alma de Poeta”, na Semana Rural. O livro é uma antologia que reúne seus trabalhos e celebra uma vida dedicada à arte, ainda que, por vezes, de forma silenciosa. Aos participantes, ela não apenas falou sobre o livro, mas também presenteou a todos com a leitura de algumas de suas poesias, emprestando sua voz e sensibilidade a versos que nascem da terra e da alma.

A força dos versos de Dona Maria de Lourdes atraiu público diverso para prestigiar a escritora. As poesias variaram entre o ar romântico que a Dona Maria traz pela vida, e a força de uma mulher negra que enfrentou a vida com resiliência e clareza espiritual, que inspiraram a Semana Rural.

Nascida e criada em uma fazenda em Maricá, Dona Maria de Lourdes carrega em suas palavras a beleza e a força da natureza que a cercou desde a infância. “Esse livro carrega todo o amor, orgulho e afeto à arte que vive em mim”, explicou a escritora, visivelmente emocionada com a recepção do público. Sua trajetória, no entanto, nem sempre foi pautada pela poesia. A vida impôs desvios que a afastaram de sua vocação.

Ainda jovem, precisou abandonar os estudos para se dedicar ao cuidado dos irmãos mais novos. Aos 11 anos, começou a trabalhar como empregada doméstica, um ofício que a obrigou a adormecer sua “alma de poeta” para que pudesse seguir em frente. Os anos passaram, ela se casou, teve duas filhas e, embora algumas pessoas notassem seu talento latente, a baixa instrução a fazia duvidar de sua própria capacidade.

Foi após ficar viúva e começar a frequentar um grupo da terceira idade que seu dom foi novamente reconhecido e incentivado. Em 2010, o sonho se tornou realidade com o lançamento de seu primeiro livro, “Versos e Trilhas”. A jornada, no entanto, sofreu uma nova interrupção por problemas de saúde. Resiliente, Dona Maria de Lourdes retornou em 2016, relançando sua obra e reafirmando seu compromisso com a escrita.

O grande impulso para sua carreira veio com a ascensão profissional de sua neta, a atriz Clara Moneke. A visibilidade da neta trouxe os holofotes para a avó-poetisa, que viu sua história e seu talento ganharem projeção nacional. O reconhecimento culminou, em 2024, no lançamento de “Alma de Poeta”, a antologia que coroa sua trajetória.

A carreira de Dona Maria de Lourdes está em franca ascensão. Recentemente, participou de programas de grande audiência na televisão brasileira, como o “Domingão com o Hulk”, na TV Globo. Sua presença tem sido cada vez mais requisitada em importantes eventos literários, como a Flipoços (Feira Literária de Poços de Caldas), após a Semana Rural a Dona Maria Poeta se apresentou na Bienal do Livro do Rio de Janeiro em 2025.

Após o encerramento da apresentação, o público presente formou uma fila para uma sessão de autógrafos. Leitores de diversas idades aguardaram a oportunidade de ter seu exemplar de “Alma de Poeta” assinado pela escritora. Dona Maria de Lourdes atendeu a todos, interagindo com cada pessoa enquanto personalizava os livros. A expressiva procura por autógrafos marcou o final do evento, evidenciando o interesse gerado pela obra e concluindo com sucesso a participação da autora na Semana Rural.

Texto e imagem: João Vitor de Freitas, jornalista bolsista de Comunicação da Prograd/CCS.

Ir para o conteúdo