Mostra de Cursos da UFRRJ movimenta Semana Rural com ciência, diálogo e inspiração para o futuro

Corre que ainda dá tempo! A Mostra de Cursos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), que agitou a Semana Rural desde segunda-feira (09/06), chega ao seu quarto dia nesta sexta-feira (13/06). Organizada pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), a iniciativa é a oportunidade final para estudantes e visitantes conhecerem de perto o universo de graduações em meio ao clima festivo no câmpus de Seropédica. No local também há mostra dos programas de pós-graduação da Universidade.
Em meio à Semana Rural da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), um burburinho especial toma conta do câmpus de Seropédica. É a Mostra de Cursos, uma das atividades aguardadas da programação, que está a todo vapor, abrindo as portas da Universidade e apresentando um leque de oportunidades profissionais para centenas de estudantes e visitantes.
Com o objetivo de descomplicar a escolha profissional e apresentar na prática o que cada curso de graduação e programa de pós-graduação tem a oferecer, a Mostra, organizada pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), é um convite à descoberta. Em um ambiente descontraído, os futuros universitários podem bater um papo com professores, trocar ideias com veteranos e tirar todas as dúvidas sobre as carreiras que sonham seguir.
Nos estandes da Mostra, o público pode explorar desde os cursos pioneiros da instituição, como Agronomia e Medicina Veterinária, que apresentam seus projetos em produção sustentável e saúde animal, até áreas que despontam no cenário tecnológico e global. As engenharias também marcam presença forte, com destaque para Engenharia de Alimentos, Florestal e Agrimensura e Cartográfica, exibindo inovações que vão da indústria alimentícia à sustentabilidade.

Resgatando uma memória afetiva de Seropédica, a amoreira ganha um destaque especial no circuito da Mostra. A árvore, um verdadeiro ícone local devido à histórica criação do bicho-da-seda que se alimentava de suas folhas, revela agora seu potencial para muito além da produção de seda. As pesquisas atuais da Rural, apresentadas no evento, exploram a versatilidade da planta, que vai desde o aproveitamento de suas folhas para a produção de chás com propriedades medicinais até o estudo nutricional do seu saboroso fruto, a amora. A abordagem conecta a tradição, perdida, da cidade com a inovação científica, mostrando como um elemento cultural pode gerar novas fontes de saúde e pesquisa.

A Reitoria e as Pró-Reitorias responsáveis participaram ativamente das atividades da Mostra. O reitor Roberto Rodrigues esteve presente, visitando os estandes, dialogando com expositores e interagindo com o público. Acompanhado pela pró-reitora de Graduação, professora Miliane de Souza, e pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor José Luque, o reitor reforçou o compromisso da gestão com a promoção da integração entre a universidade e a comunidade.

A programação da Mostra de Cursos continua durante os próximos dias da Semana Rural, com uma diversidade de atividades que vão desde a apresentação das tradicionais às mais novas áreas de formação da Rural. Os visitantes podem esperar por estandes interativos, demonstrações práticas e um contato direto e enriquecedor com o universo acadêmico.
Para aqueles que ainda estão em processo de decisão sobre seu futuro acadêmico ou desejam conhecer mais de perto a produção científica e as múltiplas oportunidades oferecidas pela UFRRJ, este é o momento.
Texto e imagem: João Vitor de Freitas, jornalista bolsista de Comunicação da Prograd/CCS.