Resultados da Semana Rural 2025: o maior evento de extensão da UFRRJ recebeu cerca de 88.000 visitantes
A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) realizou, entre os dias 9 e 15 de junho de 2025, a terceira edição da Semana Rural, considerado o maior evento de extensão organizado pela Instituição.

O projeto extensionista reúne ciência, cultura, lazer e educação numa vasta programação gratuita, que inclui o final de semana, e atrai milhares de pessoas – desde alunos e professores dos Ensinos Fundamental e Médio, passando por trabalhadores rurais e urbanos em busca de capacitação, até famílias que procuram um espaço acolhedor com atividades de lazer.
Em 2025, a Semana Rural atraiu um público estimado de 88.000 pessoas, sendo que no dia de maior visitação, domingo, o câmpus Seropédica recebeu 45.000 visitantes.
Dentre os objetivos principais da Semana Rural, estão a promoção da interação entre a Universidade e a comunidade do entorno, especialmente os moradores, alunos e professores da Baixada Fluminense e Centro-Sul Fluminense – regiões onde a UFRRJ atua com atividades de ensino de graduação nos câmpus Seropédica, Nova Iguaçu e Três Rios.
Neste ano, o evento ocorreu, simultaneamente, nos três câmpus, oferecendo qualificação para trabalhadores e produtores rurais e urbanos; além de atividades e projetos educativos, científicos e culturais para todos os visitantes.
Semana Rural 2025 em números
Neste ano, a Semana Rural bateu todos os recordes de envolvimento da comunidade universitária com o evento. Foram 402 ações de extensão cadastradas, incluindo oficinas, minicursos e ações diversas. Em 2024, foram 209 ações cadastradas e, em 2023, 150 ações.
Nesta edição, o evento contou com a participação expressiva dos alunos da UFRRJ. Foram 552 discentes envolvidos com oficinas, 141 com minicursos e 1.618 com ações diversas. Os técnicos e docentes também atuaram de forma expressiva. Foram 19 técnicos envolvidos com oficinas, 9 com minicursos e 67 com ações diversas. Já os docentes, foram 131 envolvidos com oficinas, 43 com minicursos e 317 com ações diversas
Já em relação ao envolvimento do público externo com as ações de extensão propostas, tivemos mais de 25.000 pessoas atendidas em ações diversas e cerca de 3.000 pessoas beneficiadas com oficinas e minicursos.
Circuito Escolar e Minifazenda
Uma das atividades mais bem-sucedidas da Semana Rural é o Circuito Escolar, voltado para alunos de escolas de Ensinos Fundamental e Médio.
Com oficinas científicas, apresentações culturais, visitas aos Museus da UFRRJ, interação com projetos da Universidade e visita à tradicional Minifazenda, o Circuito também incluiu o Jardim Botânico da UFRRJ, o Circuito da Ciência promovido pelo Instituto de Ciências Exatas (ICE/UFRRJ) e a exposição itinerante “O homem há de voar”, do Museu Aeroespacial da Aeronáutica. E uns dos pontos altos foram as Mostras de Cursos Técnicos, de Graduação e Pós-graduação da Universidade.
A cada edição, um número maior de alunos e professores de escolas públicas e particulares participam. Em 2025, foram cerca de 6.000 estudantes de Ensino Fundamental e Ensino Médio de mais de 100 escolas públicas e particulares que participaram do Circuito Escolar, incluindo os jogos esportivos dos câmpus Seropédica e Três Rios, e o CTUR de Portas Abertas, que conduziu visitas guiadas pelas áreas do Colégio Técnico da UFRRJ.
São escolas que vieram com seus professores e alunos de municípios como Rio de Janeiro, Belford Roxo, Nova Iguaçu, Japeri e São João de Meriti, além de cidades do interior do estado, como Barra Mansa, Valença, Mangaratiba, Itaguaí, Resende, Volta Redonda, Porto Real e Cachoeira de Macacu para visitar a Universidade.
No câmpus Três Rios, o Circuito Escolar teve a participação de cerca de 1.100 visitantes e incluiu um dia de visita ao Bosque da Ciência.
A Minifazenda montada na frente do Prédio Principal (P1), câmpus Seropédica, faz parte de uma das atrações mais visitadas na Semana Rural. Sucesso entre crianças, adolescentes, adultos e idosos, neste ano, ela recebeu 15.421 visitantes.
Os animais dos Setores de Produção da Coordenação de Produção Integrada ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Copiepe) ficam em exposição, enquanto monitores – em sua maioria, graduandos da UFRRJ – explicam suas características, formas de criação e cuidados, além de pesquisas conduzidas sobre eles no âmbito da Instituição. Somente no dia do encerramento (domingo), o espaço recebeu 6.260 visitantes – com predomínio de famílias e moradores do entorno.
Empregabilidade e Saúde
Dentre as atrações voltadas para a comunidade do entorno, a Feira de Empregabilidade atraiu moradores de Seropédica e região para o câmpus. Em parceria com a Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda do governo do estado, a UFRRJ trouxe a Carreta do SINE – Sistema Nacional de Emprego para a Semana Rural.

Posicionado estrategicamente ao lado do Prédio Principal, o caminhão da empregabilidade ofereceu cerca de 250 vagas de emprego, além de prestar serviços como emissão de carteira de trabalho digital e solicitação de seguro-desemprego. Foram 535 atendimentos efetuados, 210 encaminhamentos, 10 emissões de CTPS e 3 solicitações de seguro-desemprego.
Mas a Semana Rural também ofereceu serviços gratuitos em saúde por meio do Movimento Saúde. Organizado pelo Departamento de Esporte e Lazer (DEL/UFRRJ) com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proext), da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes), do Projeto Derrubando Muros, dos coletivos Integraliza e Tudo Numa Coisa Só, da ONG Pela Vidda e da Secretaria de Saúde de Seropédica.
A ação promoveu atendimentos de saúde preventiva, como plantão psicológico, apoio psicossocial e jurídico, testagem de ISTs, aferição de pressão, avaliações físicas, massoterapia, vacinação contra a Influenza, além de exames de vista computadorizados.
Os números impressionam. Foram 400 vacinas aplicadas através da Secretaria de Saúde de Seropédica, 200 testes de ISTs aplicados pela Ong Pela Vidda, 43 serviços ofertados pelo Centro Cidadania LGBTIQIA+ BXD 3, 16 atendimentos em massoterapia, 78 exames de vista e 84 anamneses.
Mas não foram só os humanos que puderam cuidar da saúde. O projeto “Rural é mais Saúde Animal” realizou, gratuitamente, a vacinação de cães e gatos com as vacinas V8 e V3. Foram 1.421 cães e 617 gatos, num total de 2.038 animais vacinados ao longo do final de semana – atingindo a marca surpreendente de um animal vacinado a cada 25 segundos.
Também foi realizada, de forma integrada à Semana Rural, o XI Saúde Global, o maior projeto de extensão do Instituto de Veterinária da UFRRJ, com a participação de centenas de servidores e discentes. Seu objetivo é contribuir para a educação da população sobre a saúde animal, humana e ambiental, e suas interrelações, difundindo a ciência e as pesquisas desenvolvidas na UFRRJ, os serviços do Hospital Veterinário e dos laboratórios do Instituto de Veterinária.

Esportes
A Semana Rural 2025 também merece destaque pelas atividades esportivas promovidas. O evento contou com a Taça Ruralina (DEL/Proext), que registrou mais de 1.200 alunos da UFRRJ participando em diversas modalidades esportivas e também com a Copa CTUR, envolvendo o Colégio Técnico e os institutos federais do Rio de Janeiro, com cerca de 400 alunos atletas, além da Copinha CTUR, que envolveu as escolas municipais do entorno e o CTUR, atraindo cerca de 180 alunos atletas.
A Taça Ruralina consolidou-se como um dos maiores eventos esportivos universitários da UFRRJ – envolvendo 9 atléticas universitárias e times independentes -, promovendo integração entre os cursos e valorização do esporte como ferramenta de convivência e bem-estar. No total, participaram aproximadamente 1.034 atletas, distribuídos em 8 modalidades esportivas e diversas categorias. Foram quatro dias de competição e uma estimativa entre 80 e 100 equipes formadas, considerando médias de atletas por time nas diferentes modalidades coletivas e duplas. Além disso, a competição concedeu mais de 150 premiações individuais, mais de 200 medalhas e cerca de 40 troféus.
Final de semana
Nos dois últimos dias do evento, quando a UFRRJ recebe o maior número de visitantes da Semana Rural – 20.000 pessoas no sábado e 45.000 no domingo -, cerca de 350 ciclistas participaram, logo pela manhã, da Pedalada Rural. O programa foi pensado para ser uma experiência familiar e educativa, com um circuito ciclístico pelo câmpus Seropédica e entorno.
No mesmo dia, o tradicional encontro de Carros Antigos e Motociclistas reuniu cerca de 578 automóveis e 131 motos que viraram uma grande atração no gramado frontal do P1, junto com o Festival de Pipas Gigantes e Artísticas.
Carbono Zero

A preocupação com o meio ambiente também deu a tônica desta edição. O Departamento de Silvicultura do Instituto de Florestas (IF/UFRRJ), em parceria com a Casa da Agricultura, Sustentabilidade, Territórios e Educação Popular (Caste) e com o Laboratório de Pesquisas e Estudos em Reflorestamento (Laper), conduziu a ação de extensão denominada Projeto Carbono Zero, que promoveu o plantio de mudas para neutralização de emissões de gases de efeito estufa das Semanas Rural 2023 e 2024.
Os integrantes do projeto realizaram o inventário dos Gases de Efeito Estufa (GEE) emitidos nas duas primeiras edições da Semana Rural – em 2023 foram emitidos 1.770 kg de CO₂ e, em 2024, 14.790 kg de CO₂. Procurando compensar essa emissão, foram plantadas 92 mudas nativas no Bosque do Servidor.
O plantio das mudas visa neutralizar, ao longo de 30 anos, 16.560 kg de CO₂, considerando que cada indivíduo arbóreo sequestra, em média, 6 kg de CO₂ por ano. A iniciativa também busca engajar a comunidade acadêmica em práticas sustentáveis, integrando a Universidade ao movimento global pela mitigação das mudanças climáticas. Ao capacitar alunos e servidores em estratégias de neutralização de carbono e gestão ambiental, o projeto reforça o papel da universidade como agente formador e multiplicador de práticas sustentáveis, alinhando-se aos compromissos globais da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
Redes Sociais
As redes sociais do evento e da UFRRJ não deixam dúvidas: a Semana Rural 2025 foi um sucesso. O perfil do evento no Instagram (@ufrrj.semanarural) registrou 1.900.000 visualizações ao longo dos dias do evento, ganhando 3.180 novos seguidores.
Já o Instagram da UFRRJ (@universidadefederalrural) alcançou 1.322.000 visualizações, sendo 19% de não seguidores – demonstrando que a comunicação do evento conseguiu atingir o público externo ao ambiente universitário, uma das metas de um projeto de extensão desta magnitude.
“O resultado das visualizações de nossos vídeos e postagens durante o evento demonstra que conseguimos alcançar número expressivo de não seguidores (19%) – ou seja, furamos a bolha!, além disso, vimos que nosso público se interessa por ciência – o vídeo mais visualizado do estande imersivo The Fungo of Us não tem apresentador e nenhuma fala, apenas imagens do estande e da exposição externa e internamente, e por último, que conseguimos despertar o interesse pelos nossos cursos de graduação, visto que o vídeo da Mostra de Cursos de Graduação está entre os três mais visualizados do evento”, analisa Fernanda Barbosa, coordenadora de Comunicação da UFRRJ.

Segurança
Ao longo dos sete dias de Semana Rural, a Divisão de Guarda e Vigilância da UFRRJ contou com a colaboração de alguns órgãos de segurança da região que garantiram ao evento a marca de zero ocorrência.
De segunda a sexta-feira, foram 15 vigilantes da DGV por dia, além de 25 vigilantes por dia no final de semana. Eles contaram com o apoio de 11 guardas da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública de Seropédica por dia ao longo da semana e 4 agentes da Defesa Civil, além de 5 vigilantes/dia da empresa de vigilância terceirizada para o pórtico e policiais da Polícia Militar.
“Como diretor da DGV, vejo com grande satisfação o sucesso da Semana Rural, que transcorreu com zero ocorrência registrada. Um resultado que evidencia a eficácia da nossa segurança e o respeito do público. Foi possível ver a felicidade estampada nos rostos das famílias, que puderam aproveitar uma festa segura, acolhedora e cheia de convivência comunitária”, afirmou Silvio Cesar dos Santos, diretor da DGV.
O início da Semana Rural
A ideia da Semana Rural surgiu em 2022, quando o reitor da UFRRJ, professor Roberto Rodrigues, e o diretor do Instituto de Zootecnia e coordenador do evento, professor Nivaldo Sant’Ana, observaram uma placa em frente ao Auditório Gustavo Dutra (o “Gustavão). O memorial menciona o evento extensionista “10ª Semana do Fazendeiro” da UFRRJ, com data de 1957.
A partir daí, os dois passaram a lapidar a ideia de criação da Semana Rural. “A partir dessa ideia de retomada do passado, passamos a pensar em um evento que desse vida à Universidade no período pós-pandemia. E, principalmente, que trouxesse as pessoas de nosso entorno para dentro da Universidade”, explica o reitor.
No ano seguinte, em 2023, o evento sairia do papel, com Nivaldo à frente da primeira edição da Semana Rural.
Financiamento
Para a organização da Semana Rural não são utilizados recursos do orçamento da Universidade. A terceira edição do evento foi promovida com recursos de emendas parlamentares dos deputados federais Lindbergh Farias e Dimas Gadelha.
Perspectivas para 2026
Perguntado sobre o sucesso da terceira edição da Semana Rural, o professor Nivaldo Sant’Ana foi incisivo: “A Semana Rural representa a Universidade viva e inclusiva, que se estende além de seus muros e interage dialogicamente com o seu entorno. O sucesso do evento reflete o forte engajamento da comunidade acadêmica em promover a ciência, a cultura e a educação, compartilhando o saber em todas as áreas do conhecimento”, declarou.
Para o ano de 2026, o coordenador permanece otimista. “A expectativa é consolidarmos a Semana Rural como o maior evento acadêmico da Baixada Fluminense, reafirmando o compromisso da nossa Universidade com a transformação social e o acesso ao conhecimento”, concluiu Nivaldo.
Já o reitor Roberto Rodrigues ressalta que a Semana Rural deste ano foi “espetacular” e “superou todas as expectativas”, justamente por ter conseguido trazer a população do entorno para dentro da UFRRJ.
“Nosso objetivo de reunir o que produzimos de ciência, de extensão e de ensino associados à cultura e ao lazer foi atendido, mas destaco essa relação forte que conseguimos estabelecer com a população do entorno. A Semana Rural remonta a uma tradição da UFRRJ, porém, se trata de um retorno ao passado que respeita a tradição sem deixar de se modernizar e pensando no futuro de uma Universidade que mais do que dialogar com seu entorno, faz parcerias com seu entorno e com diversos atores da sociedade para levar aquilo que produzimos de melhor: inovação, ciência e propostas de políticas públicas”, finalizou Roberto, acrescentando que agora já prepara a edição de 2026, para que seja ainda melhor.